Design sem resíduos e poluição

As inovações de design e produção da indústria da moda levaram a vantagens substanciais, incluindo repelência à água e a manchas, bem como maior durabilidade. No entanto, alguns dos produtos químicos por trás dessas inovações levantam preocupações devido aos seus potenciais efeitos adversos durante as fases de produção, uso e pós-uso de roupa.

Muitas dessas substâncias potencialmente prejudiciais podem ser eliminadas com a criação de novas fibras que preenchem funções vitais - versatilidade, leveza, facilidade de manutenção - mas que vêm com uma pegada de produção muito menor. Uma maneira de o fazer é o tingimento sem água, uma inovação que ajuda a mitigar a descarga de águas residuais tóxicas resultante do tingimento de roupas, que responde por 20% da poluição da água industrial em todo o mundo.

Há até espaço para inovar com soluções 'moonshot' em áreas onde o progresso é escasso - por exemplo, no design de tecidos. Os programas existentes que reúnem as partes interessadas para incentivar a inovação incluem a parceria da Ashoka com a iniciativa global Fabric for Change da C&A Foundation, que apoia inovação em todas as etapas de produção de roupas.

1 comentário

  • Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

    cvstclcybx

Deixe um comentário